MIDI through splitter box

To na pilha de uns synths ultimamente. E fiquei na pilha de usar um sequencer, que tem só uma saida MIDI TRS pra controlar cinco korg volcas que só têm uma entrada DIN-5 cada, e não têm midi-through ou out. A solução é uma parada que o pessoal chama de MIDI through box, ou midi splitter, que divide o mesmo sinal de uma entrada pra N saídas. Não achei nenhum pra vender por aqui, e importar ( tem vários no Aliexpress ) ta o olho da cara com o bolsodolar. Então a solução, como se eu não gostasse, é partir pro DIY.

Achei uns projetos e li algumas discussões em fóruns, e se fosse pra dividir o sinal pra duas saídas um T passivo funcionaria. Mas pra mais que isso, e/ou pra respeitar o padrão MIDI para “through” vc precisa de isolar a entrada com um optoacoplador, e usar uns inversores pq o sinal na verdade vai por um “sink”, e usar uns resistores de 220 Ohms.

As duas conexões mais usadas pra MIDI são o TRS e o DIN-5 180 graus. No DIN-5, mesmo tendo 5 pinos, somente 3 são usados. E para o TRS existem dois padrões: O da korg, que depois virou o padrão MIDI 2.0 mesmo, é SINK = TIP, SRC = SLEEVE e GND = SLEEVE, e o que a Arturia e Novation usam, que inverte TIP e SLEEVE. Mas o que são SRC e SINK ? O SRC (source) é uma fonte de 5v… E o SINK é o sinal, que fica em 5v quando não ta transmitindo, e “afunda” (SINK) pra 0 no sinal. GND é o terra, que geralmente é a malha (SLEEVE). No plug DIN-5 o SRC é o pino 4, o GND o pino 2, e o SINK o pino 5, sendo que os pinos são numerados conforme a seguinte representação holográfica gerada por computador:

MIDI DIN-5 180º Pinout
MIDI DIN-5 180º Pinout

Achei este projeto, mas quando fui consultar a disponibilidade dos componentes não encontrei fácil o optoacoplador ( teria que comprar separado, frete caro e tal) e nem um transistor específico que é usado só pra acender um LED. Então resolvi misturar com este projeto, que ja dava a dica que poderia usar o acoplador 4N26 ( e o valor do resistor pra usar com ele ), arranquei fora a bobera do LED, e o resultado foi o seguinte projeto, que, como podem ver, ja aproveitei o tal do EasyEDA, onde o primeiro projeto foi criado, pra copiar e editar la mesmo:

Esquema do circuito do divisor MIDI
Esquema do circuito do divisor midi

A montagem seria naquelas placas universais, mas aproveitei pra fazer no EasyEDA também pra ja pensar na disposição dos componentes:

Esquema da placa do divisor MIDI
Esquema da placa do divisor midi

No fim das contas, depois de montar a fonte ( a “parte de cima” ) vi que estava montando o circuito “espelhado”, e o layout virou apenas uma referência, e fui montando no jazz mesmo. O top layer do projeto da PCB era pra ser feito nas trilhas da placa universal, e o bottom com fiozinhos como jumper. Mas no final ja tava ali no olho, e virou uma arquitetura em polvo com estrela do mar, mas ficou ruim não.

No projeto da PCB não tem a entrada de 9v e neutro, mas da pra descobrir onde ele entra encontrando os componentes D2 e D4. Usei um fêmea no padrão de pedal da boss (+9v no sleeve).

Não usei conectores DIN-5 fêmea como no projeto. Os conectores DIN-5 são caros, difíceis de achar (teria que pedir separado, frete e tal), cabos também, montar cabos seria um saco, soldar os fêmeas também e a placa ficaria mais volumosa. Optei por comprar 3 cabos safados e baratos, cortar ao meio e usar 5 metades para as 5 saídas, e fazer a entrada ja em TRS, e soldar os cabos direto na placa. Prendi o primeiro cabo na placa com um arame, e os outros nele com abraçadeira.

O resultado poderia ter ficado bem pior:

Divisor MIDI montado
Divisor MIDI montado

O mais importante: funcionou !