Pedaleira true-bypass de pedaizinhos chineses

Ha algum tempo atrás, quando o real ainda valia alguma coisa no mundo, eu comprei naqueles sites chineses alguns pedais, daqueles pequenos, na ideia de montar um set bem compacto, e perder a preguiça de levar pedal praquelas jams de ultima hora na casa dos chegado.

Pedais chineses clones de RAT, TubeScreamer, OCD, e FuzzFace
RAT, TubeScreamer, OCD, e FuzzFace

Eram esses quatro ai da foto, mais um “blue delay” ( um delay analógico ) e um afinador dessa marca “Tom’s line” ai. Todos analógicos, copias de pedais famosos ( RAT, TubeScreamer, OCD, FuzzFace… ), exceto o tal afinador, que era até bonitinho, e afinava, mas não era true-bypass, e quando “desligado”, inseria um ruído cabuloso na saída. O afinador morou numa caixa de sapato de “artigos para catira” por muito tempo, mas os outros tinham uso eventual.

O problema é que a menor conexão entre eles são aqueles plugues em Z, que deixam um espaço de uns 2cm entre os pedais. Além disso, nem todos os pedais têm o mesmo padrão de plugues, em especial o delay que tinha o plugue em lugar diferente dos demais, desalinhado, e levemente torto pra baixo. Sem contar que transportar tudo ainda era complicado, pq tinha que ficar em um board, ou ser desmontado… Enfim…

Em algum momento tive essa ideia de tirar todos os circuitos desses pedais de dentro das caixas originais, colocar numa caixa unica, soldando a conexão entre eles, montando uma “pedaleira”, ja que sempre usava os pedais na mesma ordem, e sempre os mesmos pedais. Agora tb arrumei um novo amp, com dois canais e com foot-switch pra ligar o reverb e tremolo do próprio amp, e fiquei na pilha de fazer um A/B pra trocar entre os canais, e ainda juntar o foot-switch e os pedaizinhos chineses.

Convenientemente lembrei que tinha uma caixa de metal, que na verdade é um “filler” de alguma expansão de algum equipamento de rede ou servidor, ja não me lembro. É uma daquelas vezes em que essas tralhas que eu ajunto acabam servindo muito bem pra alguma coisa: seria o chassi perfeito pra esses pedais.

Circuitos dos pedais chineses, dispostos sobre uma caixa de metal
Ideia da disposição

A ideia era mais ou menos essa na foto ai de cima. O espaço mais à esquerda com um knob e um led está reservado para um boost, clone do MXR MicroAmp, que vou montar um kit. A parte mais interessante da montagem é o esquema de A/B. A ideia é que o sinal da guitarra entre no afinador, convertido para true-bypass para não inserir ruido na saída, e depois va para o switch A/B, que vai jogar o sinal para dois “caminhos” diferentes. A partir daí, cada pedal de efeito, através daquela chavinha la em cima dele, pode ser selecionado para estar no caminho A ou B. E, claro, através de seu footswitch correspondente, pode ser ligado e desligado, tudo com true-bypass. Na saída também existem duas opções, selecionáveis através da alavanca que ta em cima do afinador: No modo “A/B” mesmo, temos duas saídas, e cada caminho, quando ativado, sai por sua respectiva saída. Assim consigo um conjunto específico de pedais indo pra cada um dos canais do amp. No segundo modo, que chamo de modo Y, os dois caminhos terminam na mesma saída, a saída A. A ideia é ainda ter as duas combinações de pedais quando usar um amp com somente um canal.

Esquema do circuito dos pedais
Esquema do circuito dos pedais

Para conseguir ter as opções A/B e Y, e ainda ter um LED para mostrar a opção, eu tive que usar um relé, acionado pela chave. Assim, continuava com tudo true-bypass. Pelo circuito aí, da pra ver que o relé é de 12v, e tem 9v acionando ele. É isso ai mesmo. Só achei por aqui relé de 12v. E liguei com 9v. E ta la, funcionando, por enquanto…

Circuito pensado, chassi marcado, cortado e furado, escrevi livremente com aquelas canetinhas de escrever em retroprojetor e CD, e dei uma mão de verniz transparente pra não apagar. Peguei essa manha num canal de iutubi que gosto muito, o Look Mum No Computer.

Caixa da pedaleira pendurada secando o verniz
Secando o verniz

No fim, ficou mesmo com a cara dos synths que o cara do canal faz.

Chassi pronto, montei o circuito direto nele, pois a montagem era basicamente ligar varias placas, chaves, LEDs e jacks com fios, e a distância e disposição deles depende da posição no chassi. Ah, das placas de cada pedal, removi os jacks, e a do afinador e do fuzz, removi a chave. A do afinador seria substituída por uma de 9 terminais para fazer o true-bypass, e a do fuzz só pra mudar a posição, pra disposição das chaves ficar melhor, afinal vou usar a parada com o pé, né !?

Placas de circuito dos pedais montadas dentro do chassi
Pedais montados no chassi

Os pedais tinham um cabinho com conector para a alimentação, mas nem todos seguiam o mesmo padrão para a polaridade. Um deles inclusive é contraria ao que ta escrito na placa. Então, é só testando mesmo. Mas ao menos dois deles cheguei a ligar com a polaridade invertida, e nenhum teve problema depois de corrigida.

Vista traseira do circuito montado dentro do chassi
E uma vista mais ampla do circuito montado

A tampa traseira fiz a partir de uma tampa de gabinete de PC. É um metal bem fino, que fui cortando com uma tesoura pra metal mesmo. Ela é dobrada de um lado, pra tampar aquele buraco que a caixa tinha, e do outro lado fiz um esquema de encaixe, que acho que da pra ver mais ou menos na foto abaixo.

Vista traseira do gabinete aberto, ao lado da tampa traseira
Tampa traseira

Pra prender a tampa traseira tentei abrir uma rosca m3 nesse pedaço de perfil de aluminio que prendi com rebites às laterais da caixa. O alumínio é muito macio, e usei o macho pra rosca m3 mas a partir de um furo feito com uma broca 2mm. O macho é daqueles kits com 3 estágios. Passei só o primeiro. O segundo ja entrou folgado. O resultado foram que todas as roscas ja nasceram espanadas. No fim das contas, ficou bom praqueles parafusos de chassi de PC mesmo, e foi o que usei.

O resultado, até o momento, da pra ver nas fotos abaixo

Vista frontal da pedaleira montada. Varias chaves de pé, alavancas e knobs
Quase pronto

Ainda ta faltando o boost, la na lateral esquerda. A furação pro knob e led ja ta pronta, o circuito de chaveamento On/Off e A/B dele, e ja separada a alimentação pra ele no circuito. É só montar (to esperando chegar… )

A parte do switch la no canto inferior esquerdo, é exatamente o circuito do foot switch pro meu amp, que é um Vox. Eu abri o que tenho aqui e copiei o circuito.

Esquema do circuito de footswitch vox
Circuito footswitch Vox

É esse circuito ai, que só tem as chaves, leds, resistores, e um jack p10 stereo. A alimentação dos leds vem do próprio amp. Essa safadeza de circuito é o que vem dentro do footswitch VFS-2A, da vox, que você pode encontrar no Mercado Livre pela bagatela de 529 reais hoje.

Vista lateral da pedaleira, com o jack de entrada do instrumento, e uma inscrição RUI-03 2020/11
Lateral do input, e o modelo/ano

O amp P1 virou o RUI-01, o Hi-Octane foi o RUI-02, e agora, uma pedaleira maluca, batizada de RUI-03.

Vista lateral da pedaleira, com jacks de energia 9v, outputs vermelho e azul, e entrada para footswitch padrão vox
Lateral da alimentação e os outputs

Uma outra coisa que me atentei na hora de bolar o circuito foi a posição naturalmente fechada do relé, de maneira que, sem energia, e com todos os pedais desligados, a pedaleira ainda funciona como um A/B, mas sem a indicação do LED.

A unica coisa que me incomoda um pouco é o barulho que rola a cada mudança de efeito, ou nas chaves A/B de cada efeito, ou no switch A/B… É aquele “pipoco” de quando ligamos e desligamos o cabo com o amp ligado. Inicialmente suspeitei do relé, mas mesmo com tudo desligado, é isso ai. Acho que não tem como fugir disso com essas conexões todas mecânicas. Não pude ainda comparar com outro pedal comum com true-bypass. Desconfio que é a mesma coisa.

E é isso ai. A hora que o boost chegar eu acho que faço mais um post com tudo funcionando.