Retificador e regulador de voltagem para moto ( DIY )

Regulador / Retificador de voltagem Regulador / Retificador de voltagem

Brincando com elétrica/eletrônica ultimamente, por conta do amplificador que ja montei ( AX84.com - P1 ), to começando a entender um pouco. Ai hoje tive a curiosidade de pesquisar por “diy motorcycle voltage regulator” e encontrei uns circuitos. ( Pra quem não sabe, DIY é Do It Yourself ). O funcionamento do treco é até simples.

A parte de retificação, que é só transformar corrente alternada em contínua, é a mais tranquila, e inclusive o amplificador q montei tem um retificador. A diferença é que o  alternador da moto é trifásico ( o que, inclusive, é uma informação nova pra mim e  muito interessante ! ). Mas a grande novidade foi o circuito do regulador.

Seguem ai os links com uns circuitos:

Esse tem uma explicação muito completa do circuito: http://mastercircuits.blogspot.com.br/2010/05/motorcycle-voltage-regulator.html

Discussão em um forum, de um cara que construiu a parada, com o mesmo circuito anterior: http://motorcyclephilippines.com/forums/showthread.php?t=139779

Mais uma discussão num forum, de um outro circuito um pouco diferente, e com informações detalhadas: http://www.apriliaforum.com/forums/showthread.php?185971-Simple-and-crude-DIY-regulator

Certamente que muitos retificadores de fabrica, especialmente de motos mais antigas, são parecidos com esses.

As informações mais interessantes que derivei do circuito e dos textos: esses reguladores são do tipo “shunting”, ou “aterrador”, pois ele joga para o terra a energia excessiva gerada pelo alternador. E os das nossas motos deve ser assim também, pois a alternativa de aterrar seria abrir o circuito, e o gerador é um indutor e quando você abre o circuito de um indutor ele tende a aumentar a tensão para tentar manter a corrente, o que geraria picos que podem danificar tudo. E disso deriva uma consequencia prática: Quanto maior a carga, ou seja, quanto maior o número de lâmpadas e outros “consumidores” de energia ligados, menor é a energia que o regulador tem que aterrar, ou “dissipar” através de seus componentes que o ligam ao terra. Ou seja, menos o regulador deve esquentar, menos ele “trabalha”. Por outro lado, quanto maior a rotaçao do motor, maior a voltagem gerada pelo alternador, e maior é a energia que ele tem que dissipar. E se a carga ( os acessórios, lâmpadas ) for grande o suficiente para levar a dissipação do regulador a zero, a tensão cai abaixo da tensão da bateria, que passa a descarregar para manter o circuito ligado, e ai, bau bau bateria.

No último link tem mais uma informação interessante, que vale pros circuitos dos três links: assim que você desliga a chave da moto, a “referência” de voltagem do regulador, que é aquele ponto “To Switched Batt + ( Ign Sw. )”, é cortado, e o regulador para de “aterrar” a energia extra. Mas se a moto ta ligada, em alta rotação, antes de o motor parar, ele ainda roda um bocado, ainda mais se a moto estiver em movimento, numa descida por exemplo. E nesse meio tempo, toda a voltagem gerada pelo alternador é “apresentada” ao circuito da moto.

Sabe-se la se os nossos reguladores têm proteção contra isso…

Editado em 2014/05/27: Tem sim ! O Christian Klim Faria disse nos comentários que “nossas motos não pegam referencia da chave e sim diretamente da bateria, por esse motivo que a tensão não é passada para a moto no caso de desligamento com o motor rodando”. Ótimo saber isso ! Vou manter a informação aqui pois é relevante no caso dos projetos acima.