Montagem do MegaSquirt Stimulator

Hehehe… Não, esse aparelho não vai te levar a um orgasmo explosivo. MegaSquirt Stimulator é um módulo para testar o MegaSquirt, uma central de injeção eletrônica programável. Como a MegaSquirt é vendida em kits para montagem, processo esse que tem grandes chances de dar errado, um módulo para ajudar a testar o hardware é muito util.

MegaStim II

A montagem do Stimulator é bem simples. O manual de montagem diz basicamente o seguinte: “solde todos os componentes em seus lugares. Observe a orientação dos LEDS e transistores. Sugerimos a montagem dos componentes do centro da placa primeiro, por serem os menores.”

Os kits vêm bem embalados, e organizados, em pacotinhos etiquetados. Ja de cara descobri que meu kit veio faltando um resistor. O pacotinho com os resistores de 100 Ohms, R8 e R10, que deveria ter duas peças, veio com um só.

Resistor faltando ( R8, R10 )

Mas resistor é resistor. Hoje de manhã ja passei no técnico em eletrônica do bairro que me arrumou o que veio faltando. Meu medo é que nos outros kits esteja faltando alguma coisa mais difícil de conseguir. Nem entrei em contato com a loja sobre o resistor faltante, e não to afim de esperar mais dois meses por causa de um pedacinho qualquer.

A “oficina”

Ferramentas

Soldas

MegaStim quaaaase pronto

Agora é só soldar os dois resistores e… e… e nada ! O MegaStim não faz nada sozinho, nem liga. Ele só funciona ligado ao MegaSquirt. Esse sim, faz um monte de coisa. To na duvida se monto o MegaView antes, pra pegar um pouco mais de pratica na solda. Apesar de ja ter usado muito o ferro de solda, até hoje só soldei fio em fio, ou eu terminais maiores, mais espaçados. Em placas de circuito como essas existem componentes muito próximos, e alguns muito sensíveis, o que dificulta bastante.

O MS vai ficar na moto, vibrando e tomando pancada, e não pode falhar. Uma solda mal feita, um mal contato, e eu posso passar o resto da vida procurando o problema :-)